Ministerio Jovem de Campo Mourão official website | Members area : Register | Sign in

YouCat, um catecismo para jovens

08 janeiro 2012

Compartilhar esta reportagem em
No prólogo, Bento XVI afirma que a fé é uma pérola preciosa que exige uma vida nova


Madrid, 4 de Fevereiro de 2011.- Nesta data foi dado a conhecer o prólogo que Bento XVI escreveu para este livro. Nele, o Papa reconhece que a Igreja “tem sido ferida nos últimos tempos por ataques do mal”, fazendo referência aos casos de clérigos pederastas. “Não tomai o anterior como pretexto para passar ao lado de Deus, vós mesmos sois o corpo de Cristo, a Igreja. Levai o fogo intacto do vosso amor por ela cada vez que os homens obscureçam a sua face”, pede-lhes.
Porquê um Catecismo para jovens?
O Papa indica neste prólogo que muitas pessoas lhe dizem que o catecismo não interessa à juventude actual, contudo ele acredita que não é assim. “A juventude não é tão superficial como é acusada de ser. Os jovens querem saber em que consiste, na verdade, a vida. Um romance policial é interessante pois envolve o destino dos outros, mas que poderia ser também o nosso. O catecismo é interessante porque nos fala do nosso destino e afecta tanto o vizinho como nós mesmos”, assegura o Papa.
Conhecei a vossa fé com precisão
 “Por isso vos peço: estudai o catecismo com paixão e perseverança. Sacrificai o vosso tempo nele. Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o com os amigos, formai grupos e redes de estudo, trocai ideias pela internet”, exorta-os.
Bento XVI sublinha que os jovens devem saber acerca daquilo em que acreditam e têm de conhecer a sua fé “com a mesma precisão com a que um especialista de informática conhece o sistema operativo de um computador”.
 “Deveis conhecer a fé como um músico conhece o seu instrumento e deveis estar profundamente radicados na fé dos vossos pais para poder resistir com força aos desafios e tentações do nosso tempo”, acrescenta no texto. “Acudi à ajuda divina se não quereis que a vossa fé seque como uma gota de orvalho ao sol, se não quereis sucumbir às tentações do consumismo, se não quereis que o vosso amor se afogue na pornografia, se não quereis trair os mais débeis e as vítimas de abusos e violência”.
Que melhor oferta que esta para estabelecer as bases sólidas da fé, de acordo com o tema desta JMJ: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”?


Texto completo: prólogo Youcat, Benedicto XVI

Fonte:madrid11
Obrigado por Visitar o blog da Diocese de Campo Mourão, tem uma pergunta? Contato no: mjrcccm@yahoo.com.br Por favor, deixe seu comentário abaixo. Obrigado e espero que tenha gostado ....

0 comentários:

Postar um comentário