Ministerio Jovem de Campo Mourão official website | Members area : Register | Sign in

A FESTA DE PENTECOSTES

24 maio 2011

Compartilhar esta reportagem em

Neste ano a Igreja Católica Apostólica Romana celebra Pentecostes no dia 12 de junho, mas, afinal, você sabe o que é o acontecimento de Pentecostes na Igreja?

Comemora-se Pentecostes cinquenta dias após a Festa da Páscoa. Para os judeus, era uma festa de muita alegria, pois representava a festa da colheita, oferecida em ação de graças; especialmente pela colheita do trigo. Deus escolhe este dia de festa para enviar o Espírito Santo aos apóstolos e iniciar a religião Cristã. Vamos entender melhor esta manifestação plena de Deus em Pentecostes.

Na história da salvação Deus escolhe um povo para manifestar, na plenitude, o seu projeto de salvação para a humanidade. No princípio Deus escolhe o povo de Israel e, ao longo dos anos, faz alianças com este povo; foi assim com Noé, Abraão e Moisés. Todas estas alianças marcaram uma nova etapa, um novo tempo na vida daquele povo. Todas estas alianças tiveram um período de duração. Porém, na plenitude dos tempos, aprouve a Deus fazer uma Aliança eterna com seu povo e, desta forma, manifestar plenamente a sua glória. Assim, salvar toda humanidade do pecado (esta aliança havia se rompido quando o pecado entrou no mundo pela desobediência dos nossos primeiros pais: Adão e Eva). Deus enviou seu filho Jesus Cristo que veio para nos salvar e formar uma aliança eterna. “Ele nos manifestou o misterioso desígnio de sua vontade, que em sua benevolência formara desde sempre, para realizá-lo na plenitude dos tempos – desígnio de reunir em Cristo todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra” (Ef 1, 9-10).

Jesus disse aos discípulos: “Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mais se eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16, 7-8). O acontecimento de Pentecostes, ou seja, a vinda do Espírito Santo, foi o cumprimento desta promessa feita por Jesus aos Apóstolos.

“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do Céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados [...] Ficaram todos cheios do Espírito Santo” (Atos 2, 1-4).

Esta experiência marca a vida dos apóstolos e dá início ao Cristianismo. Portanto, Pentecostes é a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos que, naquela ocasião, representaram todos nós Cristãos. Sendo assim, neste dia, somos convidados a fazer esta mesma experiência de fé que os apóstolos fizeram, visto que o Espírito Santo é que nos dá a vida e vida em abundância. Precisamos crer neste Espírito e, através dele, aceitar a Salvação em Jesus Cristo. Esta salvação Deus já nos concedeu através da vinda de Jesus e da revelação plena do seu Espírito no dia de Pentecostes. A nós cabe aceitar Jesus como Senhor e Salvador da nossa vida e ajudar a espalhar esta notícia: Jesus morreu, mas Ressuscitou e está vivo no meio de nós pela ação do seu Santo Espírito.

Reinaldo Batista
Coordenador Diocesano do Ministério Jovem - RCC

Obrigado por Visitar o blog da Diocese de Campo Mourão, tem uma pergunta? Contato no: mjrcccm@yahoo.com.br Por favor, deixe seu comentário abaixo. Obrigado e espero que tenha gostado ....

0 comentários:

Postar um comentário